segunda-feira, 3 de junho de 2024

O ZECA: PET OU CACHORRO?

Certo dia, um cachorrinho entrou no nosso jardim.

Acho que foi durante a noite porque eu só o vi, naquela manhã, ao sair pra comprar o pão nosso de cada dia.

Ele estava bebendo a água do laguinho artificial onde meu marido cria carpas.

Por um segundo, senti que me pedia pra ficar. Me olhou humilde e manso.

Mesmo assim, eu o expulsei do jardim e fechei o portão.

A caminho da padaria, vi que ele me seguia. No caminho de volta, ele me seguiu.

Resolvi lhe dar o que comer, água fresca e despedi-lo pra que seguisse a sua jornada.

Diante da voracidade com que engoliu o arroz com carne moída, parecia que seu estado de fome era secular.

Depois de uma semana de cama, comida e pelo lavado, ele ganhou peso e identidade. Meus filhos lhe deram um nome: Zeca.

Resolvemos "adotá-lo".

O Zeca, mesmo sendo um vira-lata, ou por isso mesmo, era inteligente e afetuoso.

Geralmente, resgatados das ruas, os vira-latas têm um temperamento dócil, são companheiros e mais vigilantes que os outros cães.

Até, por serem fruto de genes que já foram provados, testados e sobreviveram às condições precárias de alimento e abrigo nas ruas, costumam ser muito resistentes e saudáveis.

O Zeca morreu ontem, de velhice. 

Por 15 anos, ele viveu numa casinha lá no fundo do quintal, sempre conosco, sempre vigilante. Sabia o horário de cada um de nós voltar para casa. Era o primeiro a acordar e o último a dormir.

Comia de tudo, até vegetais. Mas ele gostava mesmo é de polenta com bofe, iguaria que minha mãe sempre preparou pra alimentar os inúmeros cachorros que tivemos - comida barata e saudável. O bofe é pulmão bovino, fonte de proteínas, ferro e zinco.

Tomava banho no tanque ou de mangueira de vez em quando nem sempre aos sábados.

Em nenhum lugar do mundo há ou haverá outro cachorro igual ao Zeca. Afinal, ele era um CRDN (Cão de Raça Não Definida). Todo vira-lata é único.

Quando um amiguinho perguntava pro Pedro se ele tinha um Pet, meu filho respondia de pronto: 

"Não, eu só tenho o Zeca. Ele é um cachorro."

LIC

Um comentário:

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.