O senhor "Epocler" era nosso vizinho, um alcoólatra de fins de semana.
Sua cara ficava vermelha e enrugada como papo de peru, perdia a timidez e "soltava a franga".
Na segunda-feira, curava a ressaca com Epocler.
Porque bebia ninguém sabia. A razão não se tornou pública nem durante seu velório. Há segredos que não consentem serem ditos.
Morreu de morte súbita e o segredo está a sete palmos de terra. Que Deus o tenha! Era boa gente mesmo quando embriagado.
Como uma coisa puxa outra, voltando do enterro, o apelido do "seu" Afonso - esse era seu nome de batismo - me fez lembrar de alguns remédios da minha infância.
Aqueles para doenças e enfermidades em geral, para todas as idades, que as avós conheciam há trocentos anos, a vizinha indicava, a tia recomendava, o dono da farmácia receitava.
Biotônico Fontoura, Melhoral, Alka-Seltzer, Emulsão Scott, Minancora, Leite de Magnésia de Phillips, Merthiolate, 1 Minuto, Fosfosol, Vitasay, Melagrião, Regulador Xavier, Óleo de Ricino, Leiba, compressas, chás, simpatias etc. etc. etc.
Sem acreditar que só os velhos tempos eram sábios, essa breve "revisão histórica" da farmacoterapia me fez pensar.
Será que nossas dores e males, diarreias, azias, anemias, lesões, ressacas, dores de cabeça, intestino preso, problemas de memória mudaram ou a OMS fez a gente mudar?
Desde 1948, para essa organização mundial, saúde passou a ser um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença e enfermidade.
E, pra dar conta dessa plenitude, era preciso muito, muito mais que aquelas "antiguidades".
Então, a farmacoterapia se modernizou e suas panaceias passaram a fazer parte do nosso dia a dia.
No mundo de hoje, as farmácias são tão frequentadas quanto os supermercados.
Pena que o senhor "Epocler" não viveu para crer. Penso que teria parado de se embebedar nos fins de semana.
LIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.