segunda-feira, 13 de maio de 2024

SIMPATIA

 

Foi ontem, entre a missa e a pizza.

Nós nos reunimos para orar por um prima querida que morreu há um ano. Participamos da missa das 19h na igreja que ela frequentava.

Terminada a celebração da Eucaristia, resolvemos comer algo na pizzaria da esquina. Era sexta-feira.

Atravessando a rua, percebi que minha cunhada mancava.

"Que aconteceu, Camilla?"

"Um esporão. Ganhei nessa última viagem pra Itália. Andei muito e, acho, com sapatos inadequados. Além disso, estou acima do peso."

Esporão é uma inflamação da fáscia plantar que provoca dor aguda como uma faca sendo enviada ou agulhadas no calcanhar.

Lembrei, de imediato, de uma simpatia que minha avó ensinava pra vizinhança.

O Google diz que existem tratamentos para melhorar os sintomas, mas não menciona simpatias.

Eu acredito nas simpatias. Já provei sua eficácia: pra olho de peixe, verrugas, soluço etc...

"Camilla, é tiro e queda, mas precisa ter fé", acentuei pra minha cunhada. Minha avó dizia que essa é a condição "sine qua non" imposta pelas simpatias: uma confiança absoluta que vai dar certo.

Dizem que simpatia é superstição, é mito popular. Mas foi dito que a fé move montanha.

Aceita essa condição, restava procurar o ingrediente único pra fazer a simpatia - uma folha de 🌵 cacto para, sobre ela, desenhar o contorno do pé com esporão.

A Camilla descobriu um cacto enorme entregue à própria sorte em um vão de calçada, sobrevivendo à orfandade e às intempéries. Os cactos são capazes de sobreviver em locais áridos e de armazenar água.

Ela foi com sede ao pote e, no arrancar um dos gomos, espinhou as duas mãos.

Me telefonou furiosa depois de - disse ela - passar horas tirando com uma pinça os espinhos minúsculos, finos e transparentes.

Desistiu da simpatia. Mulher de pouca fé!

SIMPATIA (pra quem quiser continuar depois de tirar os espinhos)

1- Coloque o pé em cima da folha (primeiro, tem que tirar os espinhos que restaram 😁) e circule em volta fazendo o desenho do pé.

2- Recorte, pendure o "seu pé" de cacto e deixe pendurado (pode ser na área de serviço, na sacada) até secar.

3- Quando secar, jogue em água corrente (rio, correnteza da chuva etc.)

4- Confie!

LIC, 13 maio 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.