quinta-feira, 30 de maio de 2024

LENÇÓIS

Às segundas-feiras, costumo trocar os lençóis das camas.

Como fazia na casa dos meus pais, faço aqui na minha: arrumo a minha cama e a dos meus filhos melhor que camareira de hotel 5 estrelas. Os lençóis ficam esticadinhos, sem rugas nem dobras, o de baixo e o de cima, depois de sacudi-los pra espanejar os ácaros.

Pois eles estão em todos os lugares, até nos cílios! Li, em fonte fidedigna, que existem de 500 mil a 1 milhão de ácaros e que novas espécies são encontradas rotineiramente.

Fiquei tão horrorizado com essa notícia que nem segui adiante a leitura do artigo pra saber pra quê Deus criou essas criaturas quase invisíveis - medem entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento, mas há espécies ainda menores!

Bem... voltando aos lençóis porque é esse o tema desta crônica, se eu pudesse, trocaria os lençóis da minha cama todo dia. Que luxo! Esse é meu sonho de consumo.

"Cama feita e louça lavada = casa arrumada", como dizia minha mãe. Feito isso, resolvi caminhar um pouco no parque.

Era um manhã outonal, nublada, a 15 °C sob garoa que ia e vinha.

Eu o vi assim que sai de casa. Ele ainda estava dormindo... na calçada, sem lençóis sem travesseiro sem cobertor sem edredom sem pijama sem nada.

Aqui, no meu país, cerca de 200 mil pessoas vivem nas ruas. Acho que também sem lençóis sem travesseiros sem cobertor sem edredom sem pijama sem nada.

Um luxo?!

Voltei pra casa e fui me perdendo nas demandas diárias. Esqueci dos lençóis, dos ácaros, daquele homem dormindo na calçada.

A noitinha, já na cama, sob e sobre meu lençol de percal 1000 fios 100% algodão egípcio, uma pergunta me atazanou: "Por quê eu e não ele"?

Não sei. Ainda não sei.

LIC

Um comentário:

  1. Linda e Triste Crônica. A verdade nua e crua da desigualdade social, que transforma pobreza em banalidade. Quantos dormem sem nada pelo mundo ?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.