Naquela manhã... Não, já não era manhã.
O relógio sobre o criado-mudo marcava 12h. Doze horas de mais um dia do resto da sua vida que já era passado. E passado dormindo!
Metade do dia se fora.
Depois de saber que, em média, uma pessoa dorme 1/3 da sua vida, Mariana pedia a Deus, toda noite, que ele a ajudasse a não perder tempo... dormindo. E não só a não perder tempo. Também a não perder as generosidades divinas, pois ouvira dizer que a hora de despertar, pela manhã, é o momento privilegiado para isso!
Despertando ao meio-dia, ela estava perdendo também esse benefício.
Lembrou de santo Afonso de Ligório, seu santo de devoção. Afonso se acostumou a dormir em torno de quatro horas. Era como ele conseguia cumprir o voto heroico que fez nos primeiros anos de seu sacerdócio: jamais perder tempo. Quando fazia a barba, segurava a navalha numa mão e na outra trazia um livro. Assim. não perdia tempo parando para ler o que precisava para escrever seus sermões.
Metade do dia se fora...
"Para quem tem mais passado que futuro, isso é uma perda irreparável", ponderou, consciente dos seus sessentas.
A responsabilidade por esse despertar tardio era dela.
A causa fora o seriado "Maria Madalena" - 60 capítulos eletrizantes sobre uma das mais fervorosas discípulas de Jesus Cristo que enfrentou uma sociedade altamente opressora às mulheres e como seu encontro com Cristo transformou seu destino.
Porque era sábado, ficara "grudada" no sofá das 17h às 3h da madrugada, embora já soubesse o fim da história. Todo mundo sabe!
Em consequência, o domingo não amanheceu: não tomou seu cafezinho nem comeu seu pão francês com manteiga nem teve o prazer de sentir o vento frio do outono ao abrir a janela do quarto nem de ver o sol nascer sobre os bons e os maus e vir chuva sobre os justos e injustos.
Foi sua primeira manhã inexistente e tudo ficou fora de sintonia, na tardança dos afazeres.
"Chega de seriados", decidiu. "Quero amanhecer amanhã de manhã cedinho, na hora do cafezinho, com aquele cheiro que acalma até a alma, ainda acima das preocupações e problemas deste mundo, com um repertório cheio de possibilidades."
"Enfim, coisas boas também podem acontecer às segundas-feiras."
LIC, 19 maio 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.