quarta-feira, 28 de agosto de 2024

BELLA ITALIA - TERZO ATTO

SILVIA, LA MADONNA DELLA CORONA, IL VOLO

No dia 5 de maio, nosso segundo dia na Itália, saímos de Milão em direção à Brescia.

O destino era Gussago. Foi a saudade que nos guiou até lá.

Iria reencontrar uma amiga muito querida de longuíssima data, desde os anos dourados do Instituto de Educação Caetano de Campos onde nos conhecemos em 1966 e completamos o Curso de Formação de Professores Primários (Curso Normal).

Assim que a Silvia mudou com a familia para Gussago, em novembro de 2018, começamos a planejar nosso reencontro na Bella Italia.

Reencontrar amigos é recuperar a porção de nós que existiu e necessita ser ativada de tempos em tempos.

O reencontro foi em família, a dela e a minha, na casa da Paula, la figlia più giovane da Silvia.

Per molte ore abbiamo goduto di buoni compagni, di deliziosi spuntini, di vino, di birra e di una vivace conversazione.

Quando nos demos conta, já eram 10 horas da noite.

O hotel - La Caporala -, onde ficamos aconchegantemente hospedados, estava a dois passos de Verona.

No dia seguinte, visitamos Madonna della Corona, um Santuário deslumbrante contruído entre o céu e a terra.

Inserido na rocha, está situado na borda de um penhasco a uma altitude de 775 metros acima do nível do mar.

As origens de sua construção remontam a uma lenda local que relata o achado milagroso de uma estátua da Pietà na borda da ravina rochosa.

Verdade sim, verdade não, milagres pela intercessão da Madonna della Corona estão confirmados nos inúmeros ex-votos e fotos que cobrem as paredes de um corredor interno.

Ainda nesse dia, fizemos um tour em Verona sem direito a visitar a casa da Julieta porque o acesso estava bloqueado por uma feira de rua, un mercatino.

No dia seguinte, fomos a Mantova, uma comuna fundada em aproximadamente 2000 a.C., pertinho de Verona. No "Romeu e Julieta" de Shakespeare, quando Romeu é exilado de Verona, sua cidade natal, após matar Tebaldo, ele foge para Mantova, num burrico.

O dia seguinte merecerá um capítulo à parte. Há muita beleza pra recordar, pois estivemos o dia inteirinho em Veneza!

Reservei nosso último dia na região do Vêneto para rever a Silvia.

Abbiamo visitato il Lago di Garda, il più grande d'Italia, Sirmione e Lazise, i comuni che lo circondano.

Em Lazise, nos encontramos para almoçar e nos despedirmos, com meu desejo veemente de voltar em breve. Che Dio lo voglia!

À noite, a cena final foi na Piazza Brà, na Arena de Verona, um anfiteatro romano possivelmente construído entre a primeira e a segunda décadas do século I d.C.

Eu era uma entre os 15.000 espectadores da apresentação de três jovens e lindos cantores de ópera.

No palco, Il Volo!

Un altro desiderio realizzato.

Gracia a Dio.

Obrigada, Arianne querida.

LIC

Fonte: Maria Ana Centrone Santini

1. Boas recordações, quase tudo visto,Lago de Garda com a linda Sirmione, Verona a casa de Julieta e também a suposta casa de Romeu, a Praça BRA mas sem direito a entrar na Arena por falta de tempo, e Venezia com o passeio de gôndola, tudo inesquecível !!!!

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.