sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NECROLÓGICO

Ontem, Olga Romano Dubois, mãe de Leone, Giordano e Martina, morreu.

Filha de Enzo e Madalena Romano, era irmã de Secondo e Iolanda.

Foi casada com Francis Dubois, que já morreu também.

Mesmo aos 80 anos, estava lúcida e em perfeita sintonia com o momento presente.

"Essa maldita Dengue ainda vai me matar", disse um pouco antes de partir.

Matou mesmo.

Como disse o Riobaldo do Graciliano, "Viver é muito perigoso: sempre acaba em morte".

Rodeada por seus familiares próximos, se entregou contrariada ao Criador. 

Nos seus guardados, os filhos encontraram um envelope endereçado a eles: "Leone, Giordano e Martina, abram e leiam no meu velório, minutos antes de eu ser enterrada. Eu quero ser enterrada, viu? Se eu tiver que ser queimada, que seja só na eternidade.

Foi o que fizeram.

"Bom dia a todos. Se vocês estão escutando a leitura desta carta é porque estou morta. Não que eu quisesse, mas, como diziam minha bisavós, depois minhas avós, depois minha mãe, "para morrer basta estar vivo". Eu estou. Estava.

Não chorem nem de tristeza nem por sentimento de culpa. Se fizeram o que tinham a fazer, obrigada. Se não fizeram, deixemos pro próximo encontro. Nós, que aqui estamos, por vós esperamos.

Carreguei meu fardo o melhor que pude.

Escolhi uma profissão que me deu prazer e dinheiro, sem que eu deixasse herança nem dívidas, o que manterá meus filhos unidos.

Fiz o melhor que pude para ajudar os necessitados. Dei menos do que recebi. Foi pouco. Aqui na Terra, a coisa continua preta, apesar do funk e do futebol.    

Ganhei alguns desafetos navegando contra a corrente, e fiz poucos amigos, pois meu caráter nunca foi invejável. Meus códigos genéticos remontam ao romanos antes de Cristo.

Apesar disso, fui amada e amei de volta. O que mais alguém poderia querer da vida?

A todos, obrigada por estarem aqui hoje.

Até breve.

LIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.