sexta-feira, 2 de agosto de 2024

MINDFULNESS


"Você pode não acreditar, mas aconteceu. Ontem, fui tomar banho, me enxuguei e, depois que eu já estava pronta, vestida, parei e me perguntei: 'Meu Deus, eu passei sabonete?' Sem ter certeza, cheirei meu braço."

Ana Bela contou isso pra sua psicoterapeuta, assustada como sua vida estava no piloto automático.

Saiu do consultório se perguntando se não estava na hora de mudar o modo de ser, de estar na vida.

Todo dia, passeava com seu pet no mesmo horário. Só comia pão com manteiga Aviação, sem sal. Ia pro trabalho e voltava pelo mesmo trajeto. Assistia a missa sempre no mesmo banco da igreja. Repartia o cabelo da esquerda pra direita desde tanto tempo que nem se lembrava de quanto.

Sentiu que estava deixando de ser senhora absoluta na sua própria casa. A rotina a comandava. Foi tentada a romper com ela.

"Vou abrir portas e janelas pras novidades e criar novas conexões sinápticas entre meus neurônios, mudar o sistema operacional do meu cérebro", decidiu.

Dito e feito.

Experimentou e um mês sem rotina lhe gerou desconforto, incerteza e insegurança, até pro Zeca, o pet.

Foi quando lembrou que rotina era a norma na casa de seus pais, desde a hora de acordar, de tomar banho ao cair da tarde, até o cardápio das refeições em cada dia da semana.

Viviam de bom acordo com ela e a vida fluía.

Levou tudo isso pra sessão de terapia.

Saiu do consultório pensando o quanto fora impactada pelo jeito de viver da sua família.

Separando o joio do trigo, resolveu reproduzir o que fora bom.

Trocou a terapia por um aplicativo de mindfulness.

LIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.