EMPOLI, SULLA STRADA PER LUCCA
Nossa viagem chegava ao fim. Voltaríamos para o Brasil em 30 de maio. La nostalgia di casa si mescolava alla nostalgia della mia patria adottiva, la bella Italia.
No dia 26, a caminho de Lucca, fizemos uma rápida parada em Empoli.
O Zé Antônio conhecera um senhor numa lavanderia em Gambassi Terme que, ao saber seu sobrenome, lhe disse que havia muitos Santinis em Empoli. Talvez, o avô dele tivesse nascido lá.
A área de Empoli foi cenário da frente italiana na Segunda Guerra Mundial, fortemente danificada pelos bombardeios. Entre 1943 e 1944, devido ao avanço dos exércitos aliados, os alemães recuavam e Empoli foi violentamente cercada pelos nazistas. Em 24 de julho de 1944, acusados de colaboradores das tropas aliadas, vinte e nove civis foram retirados de suas famílias e fuzilados pelas forças armadas alemãs no que costumava ser chamada de Piazza Ferrucci.
Como era domingo, a cidade estava tranquila. Enquanto o Zé Antônio procurava o cartório para ter informações sobre os Santinis, sentei nessa praça onde há uma lápide com o nome desses civis, que são homenageados pela cidade todos os anos na data do fuzilamento.
O cartório estava fechado, mas quando voltarmos para casa já sabemos por onde começar para descobrir a origem do avô do Zé Antônio.
Ainda a caminho de Lucca a cidade do meu avô materno, Enrico Della Santa, visitamos Pisa.
Continuiamo nel prossimo capitolo.
Pesquisa e Texto: LIC
Fonte: Maria Ana Centrone Santini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.