domingo, 7 de julho de 2024

PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO... E

Certo dia...

Assisti, pela segunda vez, "Primavera, Verão, Outono, Inverno...e Primavera".

Até então, só a beleza da fotografia me impressionara.

Mas, daquela vez, o nome do filme chamou particularmente minha atenção, pois me sugeriu o movimento do Universo em um moto-perpétuo.

Estou estudando cosmologia e a mecânica celeste, aparentemente, se movimenta em um moto-contínuo, com tudo funcionando perfeitamente e ainda produzindo energia em grande quantidade.

O sol, a lua, as galáxias, os planetas percorrem sempre a mesma órbita. Os anos, os meses, as semanas, os dias e as horas se sucedem sempre iguais.

Os lobos devoram cordeiros. As aves voam e as serpentes rastejam.

O bem-te-vi canta sempre o mesmo canto. A macieira sempre dá o mesmo fruto.

Na Primavera, chegam as andorinhas e, no Outono, elas partem.

Os animais e o ser humano se multiplicam sempre da mesma forma.

O sangue que circula no meu corpo percorre sempre o mesmo caminho.

O que vive se repete continuamente dentro de padrões numa lealdade inconsciente ao Princípio, ad aeternum.

Fui direto à fonte original para saber o por quê de tanta mesmice.

"A repetição gera convicção", foi a resposta. 

Mas por que ainda não estamos convictos de que tudo está bem, de que é assim que tem que ser?

Adão e Eva tem uma desculpa desculpável: tinham acabado de chegar no Jardim do Éden, tiveram tudo isso por só uma vez.

Mas e nós? Estamos nessa mesmice há cerca de 2 milhões de anos. Por que ainda não nos convencemos que depois da Primavera, Verão, Outono e Inverno... vem a Primavera outra vez?

Acho que estamos confusos sobre o que pode nos tornar felizes. 

Assista ao filme.

LIC

Um comentário:

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.