sexta-feira, 26 de julho de 2024

BELLA ITALIA - PRIMO ATTO

Aconteceu o que não esperávamos.

Como marinheiros de primeira viagem, por um quase, um grandessíssimo quase, meu marido e eu não embarcávamos.

A viagem pra Itália, pra eu conhecer a cidade onde meu pai - José Oronze Centrone - nasceu e outras tantas, desde sempre foi meu único sonho de consumo.

Quando o Zé Antônio e eu chegamos aos 50 anos de casados, minha filha nos deu de presente essa viagem - 30 dias italianos, com buona pasta, tanta cultura e ricordi.

Organizadíssima como só a Arianne sabe ser, ela escolheu a melhor data pra estarmos por lá, montou o roteiro, reservou os hotéis e passeios etc. etc. etc.

"Mãe, você e o papai só têm que providenciar os passaportes."

Ato contínuo, desenterrei os nossos passaportes pra conferir a datas. Bati o olho e vi, eu SÓ vi a data de emissão: 19 de maio de 2014.

Em algum lugar, em algum momento, ouvi que os passaportes são válidos por dez anos. Então... "tutto è a posto, grazie a Dio!", exclamei, e não olhei mais nada.

Mas, como dizia minha nonna, "vedete solo quello che volete vedere".

A contagem regressiva me levava cada vez mais para perto da bella Italia e, toda noite, eu lhe enviava um recado: "Stiamo arrivando".

Na véspera da partida, seguindo recomendação da minha sobrinha que recentemente voltara de uma viagem à Europa, resolvi tirar um xerox dos passaportes. "É bom tia, ter uma cópia, por medida de segurança."

Tirei os passaportes da bolsa - já estava tudo ajeitadinho - e, ao abri-lo, a primeira coisa que vi, isto é, SÓ vi, foi a "date of expiry".

Entendo quase nada de inglês, mas o "date of expiry" me arrepiou: 19 de maio de 2019.

Telefonei correndo pra Arianne. "Filha, o 'date of expiry' quer dizer data de expiração?"

"Sim, mãe, validade."

Senti náuseas, dor de estômago, dor de barriga, quase desmaiei! Era 16h30 da quinta-feira, 2 de maio de 2024, véspera da nossa partida pra bella Italia. Meu sonho de consumo cominciò a crollare come la torre pendente di Pisa.

"No, no, mio Dio. No, no, mio Dio", eu só conseguia repetir. "No, Dio mio, non farmi questo."

E a Arianne só conseguia repetir: "Mãe, não tem jeito, não tem jeito, vocês não podem viajar com o passaporte expirado!".

Pensei em telefonar pra minha amiga que mora na Itália, pra ver se ela teria uma solução. Nem me dei conta que a Silvia já devia estar dormindo há muito tempo. 

Foi quando o telefone tocou. Era minha sobrinha, a mesma que sugeriu a cópia do passaporte. Santa Priscila! Ela lembrou que a Polícia Federal, nesses casos, emite passaportes emergenciais nos Postos de Expedição dos aeroportos.

Às 4h da madrugada do dia 3 de maio de 2024, nós estávamos no aeroporto. O Posto só abria às 8h. Nosso voo era às 13h.

Adesso, sono le 5 del mattino di sabato a Milano e siamo appena atterrati.

Un sogno che diventa realtà! Grazie a Dio!

LIC 

Fonte: Maria Ana Centrone Santini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.