quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

BELLA ITALIA - QUATTORDICESIMO ATTO

san gimignano e firenze

Logo cedo, estávamos na estrada novamente, ma non prima di aver fatto colazione con stile na Tenuta Sant’Ilario ao ar livre, diante da paisagem sedutora dos vales da Toscana. Imagens, sons, sabores, cores, odores e toques acalentaram nosso corpo e alma.

Passamos o dia em San Gimignano, uma cidade sobre colinas da Toscana, a sudoeste de Florença, rodeada por muralhas do século XIII. Conhecida como a "cidade das belas torres", teve 72 no seu período de prosperidade, algumas com 50 metros de altura! Atualmente, apenas 13 permanecem de pé.

Na animada e movimentadíssima Piazza della Cisterna, ponto de encontro popular, saboreamos il gelato più buono del mondo, na Gelateria Dondoli. A cidade velha está centrada nessa Piazza triangular repleta de tabernas, lojas, oficinas e cafeterias.

Il giorno dopo... arriviamo a Firenze, uma cidade que respira arte, cultura, beleza e sabores, um museu a céu aberto. Altri desideri, molti desideri realizzati.

O encanto começou quando nós nos vimos diante da majestosa catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo de Firenze, uma das maiores igrejas católicas, resultado de um trabalho que se estendeu por seis séculos. Sua fachada é um enorme e magistral trabalho de mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico. Meravigliosa!

Caminhando pelas ruas do centro histórico de Firenze, chegamos à Ponte Vecchio, sobre o rio Arno. Ela é a ponte de pedra mais antiga da Europa, cartão-postal da cidade. Com suas casas e lojas belíssimas de joias a preços proibitivos para mortais comuns, é também uma das mais famosas do mundo.

Conhecemos o Davi de Michelangelo, na Piazza della Signoria, uma das praças mais importantes de Firenze. É deslumbrante tamanha a perfeição, mesmo sendo uma das cópias do original que está na Galleria dell'Accademia, muito próxima da monumental Piazza del Duomo.

A Arianne e o Danilo fizeram uma visita rápida ao Palazzo Medici Riccardi, a primeira residência da poderosa famiglia Medici. Concluído em 1460, é um dos mais notáveis modelos de arquitetura renascentista em Firenze.

Almoçamos novamente a bisteca fiorentina assistindo uma manifestação popular, uma procissão acompanhada com música religiosa, de homens e mulheres com roupas típicas, carregando escudos e bandeiras medievais, desfilando vicino al nostro ristorante “La Grotta Guelfa". Un altro regalo di Firenze a noi.

E, de noitinha, fomos All’Antico Vinaio, à procura de seus sanduíches feitos na hora, com pão italiano e recheados ao gosto do freguês, famosos pelo sabor delicioso. Já de volta à Tenuta Sant’Ilario, esse foi nosso jantar harmonizado com um bom vinho toscano.

Ma a Firenze c'è ancora molto da vedere. Se Dio vuole e lo permette, tornerò quando vivrò già in Italia.

Texto e pesquisa: LIC

Fonte: Maria Ana Centrone Santini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.