POMPEI e IL VESUVIO
No terceiro dia em Nápoles, fomos a Pompeia, distante 24 quilômetros do centro histórico napolitano, localizada aos pés do Monte Vesúvio.
O Vesúvio domina a paisagem, com uma presença icônica que parece lembrar aos napolitanos que eles vivem sob a ameaça constante de uma erupção iminente, pois ele é um vulcão ativo que pode acordar a qualquer momento. Mas nem essa certeza consegue demover a população que vive aos seus pés.
Pompeia, uma antiga cidade romana, viveu a sua época de máximo esplendor e era uma das cidades mais ricas e prósperas do mundo durante o século I. Numa manhã do ano 79, o vulcão Vesúvio entrou em erupção sem avisar, causando um dos desastres naturais mais violentos da história da humanidade, deixando a cidade destruída, sepultada por muitos anos sob as cinzas, e seus habitantes presos em uma imobilidade eterna.
A cidade ficou esquecida por mais de 1.600 anos. Redescoberta no século XVI, quando encontraram destroços daquilo que um dia havia sido Pompeia, as escavações para desenterrá-la começaram apenas em 1748.
A visita guiada ao seu sítio arqueológico, chamado de Scavi di Pompei, considerado patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, foi uma viagem no tempo.
O enorme acúmulo de cinzas e detritos vulcânicos protegeram as construções e objetos das intempéries do tempo, preservando a estrutura e as construções da antiga Pompeia, moldando inclusive o corpo das vítimas.
Caminhando pelas áreas abertas ao público (algumas ainda estão sendo escavadas), por suas ruas de pedras rústicas, entre ruínas muito bem conservadas, vislumbramos detalhes do cotidiano de seus moradores, admiramos antigos afrescos e mosaicos que decoravam as residências, zonas de meretrício, o anfiteatro e o foro romano.
De forma perturbadora, senti a energia vinda daquele passado que marcou o rumo da história da cidade.
Mesmo impactados pela força destruidora desse gigante apenas adormecido, abbiamo concluso la giornata in allegria. Siamo andati a mangiare una deliziosa pizza napoletana nel centro di Napoli, senza rivali, come nessun'altra al mondo.
Domani ci aspetta la Costiera Amalfitana!
Texto e pesquisa: LIC
Fonte: Maria Ana Centrone Santini
Texto histórico e cultural!
ResponderExcluirPompeia, Vesuvio, tudo isso completíssimo, afrescos, mosaicos e até zona de meretrício.Agora o piso das ruas não sei se seriam propriamente paralelepípedos mas feito de pedras. Mas deu para viajar com essas lembranças.
ResponderExcluir