terça-feira, 29 de março de 2016

Para um bom coração

   Tire do seu prato as carnes - bovina, suína, caprina, de aves, de peixes - e seus derivados pelo menos uma vez por semana. 
   Isto faz toda a diferença na sua condição de saúde, na preservação do meio ambiente e no fim do holocausto de animais.


   

domingo, 27 de março de 2016

Baraka

"[...] Ele não está aqui: ressuscitou. Lembrai-vos de como vos falou, quando ainda estava na Galileia: 'É preciso que o  Filho do Homem seja entregue às mãos dos pecadores, seja crucificado, e ressuscite ao terceiro dia'". Lc 24, 6-7
El GRECO | Ressurreição | 1596-1600

sábado, 26 de março de 2016

sexta-feira, 25 de março de 2016

Abandono

[...] e Jesus deu um forte grito: "Pai, em Tuas mãos entrego o meu espírito". Dizendo isto, expirou. Lc 23, 46
Salvador DALÍ | Crucifixion (Corpus Hypercubus) | 1954 

Sofrimento e Paz

Grande multidão do povo o seguia, como também mulheres que batiam no peito e se lamentavam por causa dele. Lc 23, 27
Cândido PORTINARI | Passo VII da Via Sacra | 1945

quinta-feira, 24 de março de 2016

por Amor

E tomou um pão, deu graças, partiu e deu-o a eles dizendo: "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória". E, depois de comer, fez o mesmo com a taça, dizendo: "Esta taça é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós". Lc 22, 19-20
Leonardo DA VINCI | A última ceia | 1498

Frágil como o cristal

"Pai, se queres, afasta de mim este cálice!. Contudo, não a minha vontade, mas a Tua seja feita!” Apareceu-lhe um anjo do céu que o confortava. E, cheio de angústia, orava com mais insistência ainda, e o suor se lhe tornou semelhante a espessas gotas de sangue que caíam por terra. Lc 22, 42-44

El GRECO | The agony in the garden of Gethsemane | 1590


terça-feira, 22 de março de 2016

Por que ser vegetariano?


   Tire do seu prato as carnes - bovina, suína, caprina, de aves, de peixes - e seus derivados pelo menos uma vez por semana. 
   Isto faz toda a diferença na sua condição de saúde, na preservação do meio ambiente e no fim do holocausto de animais.
   Para saber mais, assista o filme "La belle verte"

.

quinta-feira, 17 de março de 2016

"Eu afirmo que a Verdade é uma terra sem caminhos."

   O diabo e um amigo dele estavam descendo a rua quando viram à sua frente um homem se agachar e pegar algo do chão, dar uma olhada e colocar no bolso.
   O amigo perguntou ao diabo:
   - O que foi que o homem pegou?
   - Ele pegou um pedaço da Verdade, respondeu o diabo.
   - Isso é um negócio muito ruim para você, então, disse o amigo dele.
   - Oh, de modo algum, retrucou o diabo, vou deixar que ele a organize.

Krishnamurti, Jiddu. Discurso da Dissolução da Ordem da Estrela do Oriente, Ommen, Holanda, ago. 1929. Disponível em: http://www.jkrishnamurti.org/pt/about-krishnamurti/dissolution-speech.php


domingo, 13 de março de 2016

On a small scale

   In a world of vast organizations, vast mobilizations of people, mass movements, we are afraid to act on a small scale; we are afraid to be little people clearing up our own patch. We say to ourselves, “What can I personally do? I must join a mass movement in order to reform”.
   On the contrary, real revolution takes place not through mass movement but through the inward revolution of relationship—that alone is real reformation, a radical, continuous revolution. We are afraid to begin on a small scale. Because the problem is so vast, we think we must meet it with large numbers of people, with a great organization, with mass movements.
   Surely, we must begin to tackle the problem on a small scale, and the small scale in the “me” and the “you”. When I understand myself, I understand you, and out of that understanding comes love.- J. Krishnamurti, The Collected Works vol. V, p 96.

terça-feira, 8 de março de 2016

Só de sacanagem

   Meu coração está aos pulos!
   Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Por quantas provas terá ela que passar?
   Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
   Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
   É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
   Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, meus avós e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filhinha".
   Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
   Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar. Só de sacanagem!
   Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
   Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
   Dirão: "É inútil, todo mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal".
   Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal!
   Sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

"Deus é Mãe."

E Francisco disse:
   “Oh! a mulher... é o mistério mais excelso da Terra.
   Sem a mulher, a vida se extinguiria. A mulher, irmão Leão, está sempre em contato com a terra e a vida. E não te assustes com o que vou dizer: Deus, por ser fonte da vida, está mais perto da mulher, e ela mais perto de Deus. Sem o saber, elas são um pouco a verdadeira efígie de Deus.
   Lembro-me da grande senhora que foi dona Pica... e não te escandalizes com o que vou dizer, mas continua escrevendo: desde que conheci os mares profundos de minha mãe, dona Pica, sinto sempre a tentação de chamar Deus de Mãe.” - Ignacio Larrañaga, O Irmão de Assis, 2012.

 Frida KAHLO | Roots | 1943

quinta-feira, 3 de março de 2016

"O que eu ia falar pra minha mãe?"

"Tudo que não puder contar como fez, não faça." Immanuel Kant (1724-1804)
"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém." 1Cor 6,12