terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO

  

É fato real e aconteceu há alguns anos aqui em São Paulo. Ainda era permitido fumar em recintos fechados.

O Ronaldo costuma ir com a família na Papa Domenico da Mooca para a pizza das sextas-feiras. Lá, ele tem mesa cativa num espaço reservado. É que ele, depois do jantar e de um brandi de Jerez, gosta de fumar charuto.

Naquela noite, ele comemorava os 18 anos do filho com parentes e amigos. O garçom ajeitou uma mesa maior e não tão reservada. Depois dos parabéns e de provar o bolo, Ronaldo tirou um Cohiba do estojo de metal. Cortou a ponta, colocou o charuto na boca e o acendeu. Puxando o ar lentamente para atrair a chama, segurou a fumaça por alguns instantes para sentir o sabor. Girou a cabeça para a esquerda e, sem tragar, soltou a fumaça para o infinito.

O infinito, embora a uma boa distância, era a mesa ao lado. A baforada, sem barreiras, chegava de pronto no senhor ali acomodado. Incomodado logo depois da primeira, ele se virou e lançou um olhar furibundo para o Ronaldo, que, se traduzido com palavras amenas, dizia: “Ô mal-educado, dá pra jogar essa fumaça pra outro lado?”

Só quem conhece o Ronaldo sabe que ele não enxerga. Seus olhos são perfeitos e, se ele não estiver com a bengala à vista, ninguém supõe a falta de visão.

Um Cohiba bem saboreado rende umas vinte baforadas.  Depois da quinta e de igual número de olhares irados trocados, mas não correspondidos pelo Ronaldo, o senhor da mesa ao lado chamou o gerente. Em alto e bom som, apontou o “descaramento desse sujeito; ele joga a fumaça pra cima de mim, me olha sorrindo, como se nada estivesse acontecendo”.

O gerente, que conhece o Ronaldo de priscas eras, explicou a situação e pediu desculpas. Não foi suficiente. Furioso, o senhor da mesa ao lado se levantou esbravejando, prometendo nunca mais aparecer por lá.

O Ronaldo, que não é de abdicar do que lhe dá prazer, continua fumando Cohibas em recinto fechado – na sala de televisão do apartamento dele. A Sandra, sua esposa há 28 anos, sabe como desviar da fumaça. 

LIC, fev. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita. Para preservar a integridade deste Blog, todas as mensagens serão lidas antes de serem publicadas.
Se você gostou do conteúdo deste Blog, compartilhe.